Porquê este Projeto?
Uma das preocupações identificadas no diagnóstico das várias entidades que trabalham na União de Freguesia de Queluz-Belas relaciona-se com falta de equipamentos para as crianças e jovens. Por outro lado as famílias enfrentam desafios tais como carência económica, pobreza, desemprego, pais com poucas qualificações o que lhes trás limitações no acompanhamento da vida escolar dos seus filhos, dificuldade de conjugar os horários laborais com as dinâmicas familiares, entre outras.
Verificamos que existem pais interessados em que os seus educandos tenham melhores oportunidades educativas, tanto a nível de espaço e equipamentos, como a nível do seu desenvolvimento de competências.
Acresce-se o facto da escola estar com dificuldades na articulação entre as dinâmicas associadas às famílias e jovens em situação de vulnerabilidade económica e social; dando-se cada vez mais um afastamento entre a forma com que a escolar ministra as aprendizagens e a capacidade dos jovens se identificarem, absorverem e poderem através deste processo aumentar as suas competências e saberes.
Ligado a este problema está o facto de ser difícil gerir múltiplos ambientes de aprendizagens que tenham em conta os saberes das crianças jovens, a sua diversidade cultural e a intabilidade constante caracterizada pelos seus contextos familiares.
A falta de contextos mais orgânicos de aprendizagens, que tenha em conta a individualidade do aluno articulado com projetos que fortaleçam as dinâmicas familiares, é uma necessidade e uma oportunidade na comunidade do Pendão.
Por isso temos um espaço onde a sua utilização passa por ser um centro de mutiplicação de saberes, relações, oportunidades, contactos e recursos na comunidade do Pendão, que desenvolve ações e projetos que visem o acompanhamento escolar das crianças e apoio às famílias.
Objetivos
-
Implementar ações que melhorem a qualidade de vida das crianças e jovens nos seus diversos contextos - Familiar, Escolar e Comunitário.
-
Promover a utilização de modelos e técnicas de estudo inovadores e adequadas às individualidades das crianças e jovens.
-
Contribuir com projetos inovadores para a permanência e motivação das crianças e jovens no contexto escolar até completar a escolaridade obrigatória.
-
Promover a diversidade cultural e pluralismo.
-
Contribuir para integração dos imigrantes e coesão social.
-
Promover o desenvolvimento social e cultural dos Seniores e da Comunidade.
Missão
-
Facilitar às famílias a conciliação da vida profissional com a vida familiar.
-
Permitir às crianças melhores oportunidades de desenvolvimento pessoal, cognitivo e social.
-
Oferecer à Comunidade do Pendão um equipamento de qualidade de respostas (ajustadas/ adequadas) para as famílias e suas crianças.
Valores
-
Amor, solidariedade, confiança, igualdade, equidade / justiça, compaixão pluralidade.
Proposta de Valor
Aspectos inovadores deste projeto:
-
As metódologias utilizadas adequadas às necessidades das crianças ao nível da motivação, interesses, talentos, contexto cultural e resiliência individual;
-
A articulação com a escola, procurando passar os talentos e capacidades que as crianças possuem e responder às frangilidades identificadas pela escola;
-
A articulação com a rede social de instituições, no sentido de fazer propostas de possíveis soluções que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das famílias;
-
Promoção de projetos contínuos que articulem os talentos das crianças e incentivo à participação cidadã, nomeadamente na promoção do pluralismo e da soft skills;
-
Proporciona-se atividades que apoiem as famílias na sua reorganização, integração e alcance da sua qualidade de vida.
Depoimento das Famílias
" Graças a Deus através da Associação consegui apoios de banco alimentar, mobiliário e fizeram-me o encaminhamento para a Câmara Municipal de Sintra para poder usufruir o apoio da renda da casa. "
Mãe do Fábio, Maria e Micael Peliganga
Acompanhamento Escolar
6 aos 15 anos
Apoiamos Crianças apartir do 1º Ciclo até ao 3º Ciclo.
" A Associação tem ajudado muito, porque é um lugar onde posso deixar a minha filha e que ajudam na realização dos trabalhos da escola e no estudo. E nas férias a minha filha tem conhecido bastantes lugares. Também têm atividade da natação que era um desporto que a minha filha queria fazer. "
Mãe da Elisabete
" O meu filho quando entrou na Associação tinha bastantes dificuldades na leitura e na escrita. Hoje posso dizer que o meu filho para além de ter passado para o 3º ano, já sabe ler e escrever. Só tenho agradecer, o trabalho que foi feito pela equipa de voluntários da Associação. "
Mãe do Ricardo Gomes
Parcerias com as seguintes entidades
CLAS DE SINTRA